quinta-feira, 15 de março de 2012

Cristina_Rocha_CEL_é...

Após análise e reflexão da significação sobre: - O que é/o que representa “o conhecimento explícito da língua /C.E.L.” no processo ensino-aprendizagem, concluí que...

O conhecimento explícito da língua pode facilitar e desencadear competências nos domínios da oralidade, da leitura e da escrita.

Este conhecimento (que se designa habitualmente de gramatical) encontra na expressão «conhecimento explícito da língua», consagrada nas orientações curriculares oficiais, uma definição esclarecedora: «Por conhecimento explícito da língua entende-se a progressiva consciencialização e sistematização do conhecimento implícito no uso da língua.» (Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997:30).

No início do seu percurso escolar, a maioria das crianças já é capaz de comunicar com relativa segurança e eficácia, fazendo uso da língua da comunidade em que se inserem,com base no input linguístico a que tiveram acesso e que lhes permitiu construir uma «gramática» implícita, de forma inconsciente e informal. Assim como os adultos não alfabetizados, apenas têm acesso aos modos primários da língua (expressão oral e compreensão do oral), iniciando agora formalmente as restantes competências relativas à linguagem escrita (leitura e escrita) e ainda ao conhecimento explícito da língua.

Entende-se por conhecimento explícito o conhecimento refletido, explícito e sistematizado das unidades, regras e processos gramaticais da língua. Esta competência implica o desenvolvimento de processos metacognitivos, quase sempre dependentes da instrução formal, e permite aos falantes o controlo das regras que usam e a seleção das estratégias mais adequadas à compreensão e expressão em cada situação de comunicação.
Tenho dito :D !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário