sábado, 10 de março de 2012

Atividade 2: Dominio: Escrita

Professor: Valter Cruz - EBI/JI José Carlos da Maia

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE (S)/SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
1.     Competência dominante a desenvolver:
            - Desenvolver a capacidade para escrever diversos tipos de texto.
2.     Destinatários (ano(s) de escolaridade):
- Alunos de 3º ano - 20 alunos (2 alunos  com N.E.E.)
3.     Nome da(s) atividade(s)/sequência:
- Ateliê de escrita criativa “ A fada Oriana”.

- Elaboração de diversos tipos de texto: convite, aviso e carta.
4.     Conhecimentos pressupostos (ver resultados esperados no ciclo/ano anterior):
- Dominar a técnica da leitura e da escrita;
- Aplicar o conhecimento de técnicas básicas de organização textual.
5.     Descritor(es) de desempenho (aquilo que se espera que o aluno saiba e saiba fazer, após uma experiência de aprendizagem):
- Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto) gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados.

            - Escrever uma curta mensagem – recado e aviso
- Redigir uma carta, com intenção específica.
6.     Conteúdo(s):
- Convite, aviso e a carta:
            - Carta: fórmulas de saudação e despedida; assunto; data; remetente, destinatário

 - Texto instrucional: instrução; acção, explicação; sequencialização .
7.     Outras competências envolvidas:
          - Desenvolver a capacidade de se exprimir de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.
8.     Material necessário:
- Powerpoint e fichas de trabalho
9.     Duração prevista da atividade:
- 90m
10.  Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):
A metodologia usada para o desenvolvimento da aula será o trabalho a pares, alternando com momentos de diálogo, envolvendo toda a turma para que os alunos com dificuldades se sintam mais apoiados e facilite a compreensão dos diferentes tipos de textos a escrever.

Para iniciar a escrita dos diversos tipos de texto (convite de aniversário, aviso e carta), será visionado um powerpoint com a fada Oriana. Decorrente do powerpoint, será entregue a cada aluno as fichas de trabalho.

Descrição da Atividade:
No inicio da atividade os alunos visionaram o power point sobre a Fada Oriana.







De acordo com a planificação da atividade, os alunos trabalharam dois a dois, realizando as três propostas e apresentando à turma os seus trabalhos.
A turma revelou bastante interesse, mostrando bastante disponibilidade, dando ideias e cumprindo as normas de realização de cada proposta.




Reflexão final da atividade

A atividade decorreu com bastante entusiasmo por parte dos alunos que se esforçaram por realizar as propostas de acordo com as indicações que lhe iam sendo dada.
Foram conteúdos que já tinham sido abordados anteriormente e os quais os alunos recordaram.
Os aspetos mais positivos foi a criatividade revelada pelos grupos (pares).
O gosto pela apresentação dos seus trabalhos à turma e a atenção que revelaram quando os textos foram lidos para o grande grupo, alertando os grupos para a falta de alguma das regras necessárias para a escrita do convite, do aviso e da carta.
O fato de ter colocado a trabalhar alguns alunos que revelam dificuldades nos eu processo de aprendizagem com outros alunos que já dominam as técnicas de escrita, incentivou esses alunos com mais dificuldades, que se empenharam no trabalho.
Como aspeto menos positivo talvez possa referir o muito tempo que se demorou na apresentação de todos os trabalhos, pois se por um lado é positivo que todos possam ouvir (escutar) todos, também é verdade que numa turma em que a capacidade de concentração é uma das principais dificuldades, a partir de determinado momento houve alguma dispersão e menos atenção na audição dos trabalhos dos colegas.


Sem comentários:

Enviar um comentário