domingo, 11 de março de 2012

Atividade 4 - Domínio - Leitura

Professores: Célia Domingos, Claudina Rolão e Valter Cruz - EBI/JI José Carlos da Maia. Professora Vera Pina /EB1 Brancanes

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE(S) SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

1. Competência dominante a desenvolver:
    - Contatar com diversos tipos/registos de escrita/leitura


2. Destinatários (ano(s) de escolaridade):
    - Alunos do 1º ciclo (EBI/JI e Brancanes)


3. Nome da(s) atividade(s)/sequência:


    - Semana da Leitura:
       - Stop Vamos Ler;
       - Estafeta da Leitura;
       - Encontro com a escritora Maria Carolina Pereira Rosa;
       - Contadora de histórias: Ana Mimoso;
       - Histórias com Animais Dentro;
       - Poemas na Ponta do Pincel e história coletiva;
       - Livros em Movimento;
       - Histórias contadas por familiares;
       - Chá com Letras


4. Conhecimentos pressupostos (ver resultados esperados no ciclo/ano anterior):


       - Dominar a técnica da leitura;
       - Explorar diversas formas de leitura (texto narrativo, história, prosa, poema...);
       - Praticar a leitura com fínalidade recreativa.


      
5. Descritor(es) de desempenho (aquilo que se espera que o aluno saiba e saiba fazer, após uma experiência de aprendizagem):


       - Ler de forma pausada e percetível e com adequada entoação diversos tipos de textos:
       - Saber em voz alta perante um grupo;
       - Ler por vontade própria


6. Conteúdos:


       - Prosa;
       - Poesia.


7. Outras competências envolvidas:


       - Desenvolver a capacidade de se expressar de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objetivo comunicativo.


8. Material necessário:


       - Livros de histórias;
       - Tntas, pincéis e folhas de papel manteiga;
       - Poemas fotocopiados.


9. Duração prevista da atividade.
       - Uma semana


10. Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):

A semana da leitura iniciou-se com a atividade "Histórias com animais dentro". Nas turmas da escola EBI/JI, em intercâmbio, em sistema rotativo, durante dois dias, um grupo de cada turma leu e explorou duas histórias sobre animais às outras turmas.
Na escola de Brancanes a turma de 2º ano leu para a turma de 1ºano.











Ainda no primeiro dia, os alunos receberam a escritora Maria Carolina Pereira Rosa e na escola de Brancanes no dia seguinte, ainda receberam a contadora de histórias, Ana Mimoso, para aniamr uma sessão de leitura, com um tapete de histórias.












Também durante dois dias, as turmas da EBI/JI desenvolveram a atividade "Poemas na Ponta do Pincel", na qual os alunos, após a audição de diversos poemas, recrearam em grupo, através da pintura o que tinha sido lido pelos colegas.













Outra atividade desenvolvida durante esta semana foi "Histórias contadas por familiares", onde os pais ou outros familiares foram convidados a ler na sala de aula.


A atividade "Stop vamos ler" foi um momento (15 minutos), em que todos os alunos do Agrupamento fizeram a leitura silenciosa.







A atividade "Estafeta da Leitura" foi realizada na EBI/JI. A leitura de uma história foi iniciada numa turma e o livro foi passado como testemunho, sucessivamente por todas as turmas.







Na escola de Brancanes a turma de 1º ano foi convidada a contar as suas histórias preferidas à turma de 2ºano. Foi também realizada a leitura pela professora da pequena Polegarzinho, e foi feito o posterior reconto escrito pelos alunos e ilustração, tanto pelos alunos do 1º ano como pelos alunos do 2º ano, tendo sido os textos passados no computador.

As turmas de 3ºano realizaram, também, a atividade "História Coletiva", na qual construiram a partir de imagens do avental de histórias,  uma história em intercâmbio, que posteriormente foi lida às turmas, tendo sido criado um livro em tamanho grande.

Em colaboração com o departamento de Língua Portuguesa do 2º ciclo, as turmas do 4º ano da EBI/JI e de Brancanes, receberam pequenos grupos de alunos do 6º ano, que vieram contar/ler a história "As Aventuras de Caidé e o Gato que era Rei" de António Torrado. Esta ativivdade está inserida no intercâmbio em que osa ouvintes da história passarão , no próximo período a leitores de uma história aos colegas do 2º ciclo.

No último dia, foi realizada a atividade "Chá com Letras". Vários grupos de alunos das três turmas,  declamaram poemas para os outros colegas e no final os professores organizaram um chá com bolos e bolachas.


Reflexão final da atividade (Professor Valter Cruz)

A semana da leitura decorreu num ambiente de grande envolvimento e interesse por parte dos alunos.
O objetivo principal foi atingido, tendo os alunos sido levados a contatar com diversos registos de leitura e a lerem perante várias plateias.
As atividades propostas aos alunos foram preparadas de forma a proporcionar momentos lúdicos e didaticos.
Algumas atividades já haviam sido desenvolvidas no ano letivo anterior (Poemas na Ponta do Pincel e Chá com Letras), enquanto as restantes surgiram este ano e foram do agrado dos alunos, levando-os a momentos de leitura e momentos de saber escutar, de partilha e discussão, desenvolvendo a oralidade e o espirito critico, incutindo-lhes o gosto pela leitura, a saber escutar e saber intervir nos momentos certos e de acordo com a finalidade para que cada atividade era desenvolvida.

Reflexão final da atividade (Professora Claudina Rolão)

https://www.dropbox.com/s/u6fy2e5ahe7ti9g/reflex%C3%A3o%20leitura.pptx


Reflexão final da atividade (Professora Célia Domingos)


As atividades do domínio da leitura foram realizadas durante a semana da leitura em conjunto com outras turmas da escola, como já vem sendo habitual na nossa escola.
A semana da leitura decorreu num ambiente animado e pedagogicamente muito rico, havendo grandes momentos de partilha e de interdisciplinaridade
Os objetivos propostos foram plenamente atingidos, tendo os alunos sido levados a contatar com diversos registos de leitura, lerem perante várias plateias e utilizarem a leitura com diversos fins (lúdico/recreativo, comunicativo, etc).
As atividades propostas aos alunos foram preparadas de forma a proporcionar-lhes os mais diversificados momentos de leitura, desde a poesia ao teatro.
Estas atividades pretendiam desenvolver nos alunos os objetivos intencionais da leitura ao nível da sua compreensão o que na minha opinião foi plenamente conseguido, nomeadamente usufruir do prazer da leitura recreativa (histórias dos familiares); usufruir prazer e alimentar o gosto pela sonoridade e poder da linguagem poética e simbólica (Ler e ouvir poesia dos professores e colegas Chá) com letras e teatro); realizar algo de acordo com procedimentos sequenciais enunciados (Poemas na ponta do pincel); aprender sobre a vida de alguém (biografia da autora), etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário