terça-feira, 24 de Abril de 2012

Atividade 5 - CEL - Valter Cruz

Professor Valter Cruz - Agrupamento de Escola José Carlos da Maia

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE DE CEL
1.     Competência dominante a desenvolver:
       - Aplicar os conhecimentos lecionados / adquiridos.
2.     Destinatários (ano(s) de escolaridade):
   - Alunos de 2º, 3º e 4º anos.
3.     Nome da(s) atividade(s)/sequência:
   - Jogo: JogaCEL.
4.     Conhecimentos pressupostos (ver resultados esperados no ciclo/ano anterior):
    - Dominar os conteúdos do Conhecimento Explícito da Língua trabalhados;
   - Aplicar jogando os conhecimentos adquiridos.
5.     Descritor(es) de desempenho (aquilo que se espera que o aluno saiba e saiba fazer, após uma experiência de aprendizagem):
         - Capacidade de usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem  da leitura e da escrita;
      - Conhecimento de paradigmas flexionais e de regras gramaticais básicas.
6 - Conteúdo(s):
- Sinónimos e antónimos; singular e plural; género e número; adjetivos; tempos verbais; classificar palavras quanto ao número de sílabas e à acentuação.
7.     Outras competências envolvidas:
      - Transversalidade com a área da Matemática.
       8- Material necessário:
           - Tabuleiro de jogo e dados.
9.     Duração prevista da atividade:
     - 2h
10.     Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):
A metodologia usada para o desenvolvimento da aula será jogo coletivo (Tabuleiro fixo no quadro, cinco equipas de quatro elementos) alternando com momentos de diálogo, envolvendo toda a turma para que os alunos com dificuldades se sintam mais apoiados e facilite a compreensão dos diferentes tipos de perguntas.

JOGACEL - Regras do jogo

Equipas de 2 ou 4 elementos
Todas as equipas lançam o dado e são ordenadas pelo nº que obtiverem (do maior ao menor)
● A 1ª equipa lança o dado e responde à pergunta só avançando o nº obtido se responder corretamente.
● Se a resposta estiver errada, fica onde estiver.
● Se calhar numa casa com  smile sorridente avança 2 casas.
● Se calhar numa casa com smile triste recua 3 casas.
● A 1ª equipa a chegar à casa 64 e a responder corretamente, ganha o jogo.
Tabuleiro de jogo

 https://www.dropbox.com/s/u0xridbmw0z8a8w/TABULEIRO%20-%20JOGACELCEL.doc

Perguntas do jogo

1-     Qual é o antónimo de gordo?
2-     Qual é o pronome pessoal correspondente à 1ª pessoa do plural?
3-     Qual é o sinónimo de feliz?
4-     Indica o plural da palavra pão.
5-     Indica o singular da palavra irmãs.
6-     Classifica a palavra biscoito quanto ao número de sílabas.
7-     Diz um nome comum do género masculino.
8-     Classifica a palavra médico quanto à acentuação.
9-     Diz uma palavra da família de mar.
10- Indica duas palavras pertencentes à área vocabular de escola.
11- Qual é o diminutivo da palavra boneca?
12-  Substitui na frase o nome por um pronome pessoal correspondente.
         “ O Diogo foi à piscina.”
13- Conjuga o verbo ser no presente do indicativo.
14- Classifica a palavra balão quanto à acentuação.
15-  Na frase “ As ruas de Olhão estão enfeitadas” indica o adjetivo.
16- Indica em grau se encontra o adjetivo gordíssimo.
17- Dá um exemplo de um determinante possessivo.
18-  Indica o tipo e a forma da seguinte frase.
     “O boneco de neve não tinha vassoura.”
19- Indica um determinante artigo definido do género masculino número plural.
20- Qual é o sujeito da seguinte frase. “A Rita vai à feira”
21- Diz o antónimo de amava.
22- Qual é o nome que dás a um conjunto de camelos?
23- Passa a seguinte frase para o singular “ Os móveis estão desarrumados.”
24- Como classificas quanto ao número de sílabas a palavra Sol?
25- Como classificas a palavra vara.
26- Quantas letras tem a palavra pêssego.
27- Como se chama o acento que está na palavra médico.
28- Diz uma palavra que tenha um acento circunflexo.
29- Qual é o aumentativo da palavra porta?
30- Indica o género e o número da palavra melões.
31- Sai daí! Indica o tipo e a forma da frase.
32- Diz o antónimo de pobre.
33- Quantas vogais tem a palavra autocarro?
34- Quantas consoantes tem a palavra açúcar?
35- Diz duas palavras da família de jardim.
36- Com as sílabas dor la fa forma uma palavra.
37- Conjuga o verbo beber no Pretérito Perfeito.
38- Diz o grau normal da palavra gatarrão?
39- Diz o grau aumentativo de homem.
40- Qual é o nome que dás a um conjunto de abelhas?

Reflexão final da atividade (Valter Cruz)
A atividade foi realizada com bastante entusiasmo e empenho pelos alunos.
Inicialmente foram explicadas à turma as regras do jogo e foram formados os grupos (5 elementos por cada grupo).
Ao longo do jogo os alunos revelaram conhecimentos dos conteúdos.
O fato da atividade ter sido apresentada em forma de jogo, por si só, tornou-a mais estimulante, tendo os grupos manifestado muito interesse.
Claro que no final apenas um grupo saiu vencedor, mas o que mais importa neste tipo de atividade, é o envolvimento e a procura por parte dos alunos em saber as respostas e dar o seu contributo ao seu grupo.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário