Professor Valter Cruz - Agrupamento de Escola José Carlos da Maia
GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE DE CEL
1. Competência dominante a desenvolver:
- Aplicar os conhecimentos lecionados / adquiridos.
2. Destinatários (ano(s) de escolaridade):
- Alunos de 2º, 3º e 4º anos.
3. Nome da(s) atividade(s)/sequência:
- Jogo: JogaCEL.
4. Conhecimentos pressupostos (ver resultados esperados no ciclo/ano anterior):
- Dominar os conteúdos do Conhecimento Explícito da Língua trabalhados;
- Aplicar jogando os conhecimentos adquiridos.
5. Descritor(es) de desempenho (aquilo que se espera que o aluno saiba e saiba fazer, após uma experiência de aprendizagem):
- Capacidade de usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da leitura e da escrita;
- Conhecimento de paradigmas flexionais e de regras gramaticais básicas.
6 - Conteúdo(s):
- Sinónimos e antónimos; singular e plural; género e número; adjetivos; tempos verbais; classificar palavras quanto ao número de sílabas e à acentuação.
7. Outras competências envolvidas:
- Transversalidade com a área da Matemática.
8- Material necessário:
- Tabuleiro de jogo e dados.
9. Duração prevista da atividade:
- 2h
10. Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):
A metodologia usada para o desenvolvimento da aula será jogo coletivo (Tabuleiro fixo no quadro, cinco equipas de quatro elementos) alternando com momentos de diálogo, envolvendo toda a turma para que os alunos com dificuldades se sintam mais apoiados e facilite a compreensão dos diferentes tipos de perguntas.
https://www.dropbox.com/s/u0xridbmw0z8a8w/TABULEIRO%20-%20JOGACELCEL.doc
JOGACEL - Regras do jogo
● Equipas de 2 ou 4 elementos
● Todas as equipas lançam o dado e são ordenadas pelo nº que
obtiverem (do maior ao menor)
● A 1ª equipa lança o dado e responde à pergunta só avançando o nº
obtido se responder corretamente.
● Se a resposta estiver errada, fica onde estiver.
● Se calhar numa casa com
smile sorridente avança
2 casas.
● Se calhar numa casa com smile triste recua
3 casas.
● A 1ª equipa a chegar à casa 64 e a responder corretamente, ganha
o jogo.
Tabuleiro de jogo
https://www.dropbox.com/s/u0xridbmw0z8a8w/TABULEIRO%20-%20JOGACELCEL.doc
Perguntas do jogo
1-
Qual é o antónimo de gordo?
2-
Qual é o pronome pessoal correspondente à 1ª pessoa do
plural?
3-
Qual é o sinónimo de feliz?
4-
Indica o plural da palavra pão.
5-
Indica o singular da palavra irmãs.
6-
Classifica a palavra biscoito quanto ao número de
sílabas.
7-
Diz um nome comum do género masculino.
8-
Classifica a palavra médico quanto à acentuação.
9-
Diz uma palavra da família de mar.
10- Indica
duas palavras pertencentes à área vocabular de escola.
11- Qual
é o diminutivo da palavra boneca?
12- Substitui na frase o nome por um pronome
pessoal correspondente.
“ O Diogo foi à piscina.”
13- Conjuga
o verbo ser no presente do indicativo.
14- Classifica
a palavra balão quanto à acentuação.
15- Na frase “ As ruas de Olhão estão enfeitadas”
indica o adjetivo.
16- Indica
em grau se encontra o adjetivo gordíssimo.
17- Dá
um exemplo de um determinante possessivo.
18- Indica o tipo e a forma da seguinte frase.
“O boneco de
neve não tinha vassoura.”
19- Indica um determinante artigo definido do género masculino número plural.
20- Qual é o sujeito da seguinte frase. “A Rita vai à feira”
21- Diz o antónimo de amava.
22- Qual é o nome que dás a um conjunto de camelos?
23- Passa a seguinte frase para o singular “ Os móveis estão desarrumados.”
24- Como classificas quanto ao número de sílabas a palavra Sol?
25- Como classificas a palavra vara.
26- Quantas letras tem a palavra pêssego.
27- Como se chama o acento que está na palavra médico.
28- Diz uma palavra que tenha um acento circunflexo.
29- Qual é o aumentativo da palavra porta?
30- Indica o género e o número da palavra melões.
31- Sai daí! Indica o tipo e a forma da frase.
32- Diz o antónimo de pobre.
33- Quantas vogais tem a palavra autocarro?
34- Quantas consoantes tem a palavra açúcar?
35- Diz duas palavras da família de jardim.
36- Com as sílabas dor la fa forma uma palavra.
37- Conjuga o verbo beber no Pretérito Perfeito.
38- Diz o grau normal da palavra gatarrão?
39- Diz o grau aumentativo de homem.
40- Qual é o nome que dás a um conjunto de abelhas?
Reflexão final da atividade (Valter Cruz)
A atividade foi realizada com bastante entusiasmo e empenho pelos alunos.
Inicialmente foram explicadas à turma as regras do jogo e foram formados os grupos (5 elementos por cada grupo).
Ao longo do jogo os alunos revelaram conhecimentos dos conteúdos.
O fato da atividade ter sido apresentada em forma de jogo, por si só, tornou-a mais estimulante, tendo os grupos manifestado muito interesse.
Claro que no final apenas um grupo saiu vencedor, mas o que mais importa neste tipo de atividade, é o envolvimento e a procura por parte dos alunos em saber as respostas e dar o seu contributo ao seu grupo.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário