GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE - SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Competência dominante a desenvolver:
- Redigir um texto escrito utilizando o computador .
2. Destinatários (ano(s) de escolaridade):
- Alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
3. Nome da(s) atividade(s)/sequência:
- Escrita criativa em trabalho de grupo com utilização do Movie Player.
4. Conhecimentos pressupostos:
- Dominar a técnica da leitura e da escrita;
- Utilizar software educativo de forma a motivar e enriquecer o trabalho individual/grupo;
- Praticar a leitura com fínalidade recreativa.
- Utilizar software educativo de forma a motivar e enriquecer o trabalho individual/grupo;
- Praticar a leitura com fínalidade recreativa.
5. Descritor(es) de desempenho:
- Criar uma história coletiva respeitando as fases de escrita de um texto (Introdução, desenvovimento e final adequado);
- Utilizar o computador e o Movie Player em trabalho de pares/grupo.
- Utilizar o computador e o Movie Player em trabalho de pares/grupo.
6. Conteúdos:
- Prosa ;
- História coletiva.
7. Outras competências envolvidas:
- Desenvolver a capacidade de se expressar de forma confiante e clara (oralmente e por escrito), com adequação ao contexto e ao objetivo comunicativo.
8. Material necessário:
- Papel e lápis;
- Materila de pintura - lápis de cor;
- Computador.
9. Duração prevista da atividade.
- 2 horas mais 2 horas.
10. Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):
A atividade decorreu durante a semana da leitura. A história teve inicio numa turma, em grande grupo, a partir de imagens do avental de histórias.
Depois de uma turma ter iniciado a história, foi entregue à outra turma que deu sequência à narrativa e assim sucessivamente, alternadamente, até se concluir a história.
Depois os alunos criaram as imagens para a sua história, tendo sido escolhidas por eles as que melhor se adequariam à história por eles criada.
O texto inicial foi adaptado e foram retirados algumas partes, para ficar mais sucinto.
Num outro momento (dia seguinte),os professores orientaram os alunos na preparação do Movie Maker - seleção de imagens, sequência da história e escolha da música.
Depois os alunos criaram as imagens para a sua história, tendo sido escolhidas por eles as que melhor se adequariam à história por eles criada.
O texto inicial foi adaptado e foram retirados algumas partes, para ficar mais sucinto.
Num outro momento (dia seguinte),os professores orientaram os alunos na preparação do Movie Maker - seleção de imagens, sequência da história e escolha da música.
Reflexão Final - Professores Claudina Rolão e Valter Cruz
A atividade decorreu de forma muito positiva e com grande envolvimento de todos os alunos.
Os alunos foram intervindo e dando bastantes sugestões para tornar a história interessante e mais criativa.
O fato de ter sido utilizado o computador como ferramenta de trabalho, motivou ainda mais os alunos, que se mostraram recetivos à sua utilização, pois é uma ferramenta que vem sendo utilizada em diversos momentos do processo educativo, o que torna o trabalho mais aliciante e com muitas possibilidade de diversificar as apresentações que os alunos vão realizando.
Sem comentários:
Enviar um comentário