sábado, 21 de abril de 2012

Atividade 3: Domínio - Língua Portuguesa e TIC

Professores: Claudina Rolão e Valter Cruz - EBI/JI José Carlos da Maia

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1. Competência dominante a desenvolver:
   - Redigir um texto escrito utilizando o computador .

2. Destinatários (ano(s) de escolaridade):
    - Alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.

3. Nome da(s) atividade(s)/sequência:
    - Escrita criativa em trabalho de grupo com utilização do Movie Player.

4. Conhecimentos pressupostos:
    - Dominar a técnica da leitura e da escrita;       
    - Utilizar software educativo de forma a motivar e enriquecer o trabalho individual/grupo;       
    - Praticar a leitura com fínalidade recreativa.

5. Descritor(es) de desempenho:       
    - Criar uma história coletiva respeitando as fases de escrita de um texto (Introdução, desenvovimento e final adequado);       
     - Utilizar o computador e o Movie Player em trabalho de pares/grupo.

6. Conteúdos:
    - Prosa ;
    - História coletiva.

7. Outras competências envolvidas:
    - Desenvolver a capacidade de se expressar de forma confiante e clara (oralmente e por escrito), com adequação ao contexto e ao objetivo comunicativo.

8. Material necessário:
    - Papel e lápis;       
    - Materila de pintura - lápis de cor;       
    - Computador.

9. Duração prevista da atividade.       
     - 2 horas mais 2 horas.

10. Organização do grupo (individual, pares, pequenos grupos, turma):

      A atividade decorreu durante a semana da leitura. A história teve inicio numa turma, em grande grupo, a partir de imagens do avental de histórias. Depois de uma turma ter iniciado a história, foi entregue à outra turma que deu sequência à narrativa e assim sucessivamente, alternadamente, até se concluir a história.
Depois os alunos criaram as imagens para a sua história, tendo sido escolhidas por eles as que melhor se adequariam à história por eles criada.
O texto inicial foi adaptado e foram retirados algumas partes, para ficar mais sucinto.
Num outro momento (dia seguinte),os professores orientaram os alunos na preparação do Movie Maker - seleção de imagens, sequência da história e escolha da música.


 


Reflexão Final - Professores Claudina Rolão e Valter Cruz

A atividade decorreu de forma muito positiva e com grande envolvimento de todos os alunos.
Os alunos foram intervindo e dando bastantes sugestões para tornar a história interessante e mais criativa.
O fato de ter sido utilizado o computador como ferramenta de trabalho, motivou ainda mais os alunos, que se mostraram recetivos à sua utilização, pois é uma ferramenta que vem sendo utilizada em diversos momentos do processo educativo, o que torna o trabalho mais aliciante e com muitas possibilidade de diversificar as apresentações que os alunos vão realizando.


Sem comentários:

Enviar um comentário