segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atividade 1 - Domínio: Linguagem Oral

Formando: Valter Cruz - EBI/JI José Carlos da Maia


Competência: Compreensão do Oral


Ano de Escolaridade: 3º ano - 20 alunos

Descritores de Desempenho:

1- Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: identificar informação essencial e acessória e identificar informação explícita e implícita;
2- Utilizar técnicas para registar, tratar e rete a informação: tomar notas e preencher grelhas de registo.

Sumário da aula:

- Desenvovler a compreensão e a exploração oral - Escuto e desenho - A casa da Margarida.

Descrição da aula /atividade:

1- Foi pedido aos alunos que escutassem a história "A casa da Margarida" , sem definir o objetivo.

A Casa da Margarida

A Margarida vive numa casa com um lindo jardim. A casa tem sete janelas pintadas de azul. À frente de cada janela uma pequena varanda com grades também pintadas de azul. A casa tem duas portas castanhas.
No jardim da casa há cinco árvores verdes e frondosas. Nas árvores há baloiços pintados de vermelho.
Em frente da casa há uma dúzia de plantas que dão flores amarelas, vermelhas e azuis.
No jardim vive o seu cão castanho que está, sempre de guarda, sentado à porta.

2- Em seguida foi distribuida pelos alunos uma folha em branco onde os alunos desenharam o que tinham acabado de ouvir.



3- No momento seguinte foi de novo lida a história tendo sido pedido aos alunos que confrontassem os seus desenhos com a nova leitura e que descobrissem as diferenças e semelhanças.
Os alunos facilmente chegaram à conclusão que se esqueceram de alguns pormenores e que é necessário estar com atenção e que devem saber ouvir para poderem cumprir melhor as tarefas.
4- De seguida os alunos anotaram numa grelha colada no seu caderno da escola, alguns campos de verificação: quantidade, cor, desenhei e não desenhei...
Mais uma vez concluiram que é mais fácil quando estamos atentos e que ao registarmos o que vamos ouvindo, o trabalho fica mais rico e não nos esquecemos dos pormenores.
5- Nesta fase, foi apresentada uma grelha aos alunos e foi de novo lida a história, pedindo  que fossem anotando os pormenores (cores, formas, tamanhos...).
6- Após ouvirem a história e anotarem os pormenores, foi de novo pedido aos alunos que desenhassem a "nova" história........ levando-os a concluir que quando tomamos notas é mais fácil lembrar depois dos pormenores e o trabalho mais rico.

Reflexão final
Os alunos revelaram entusiasmo e interesse pela atividade, tendo chegado às seguintes conclusões:
- Quando não tomamos notas o trabalho é mais dificil, muitos pormenores não são descritos e outros que não foram ouvidos são acrescentados.
- Pelo contrário, quando estamos com atenção e anotamos os pormenores, isto facilita o trabalho e lembramo-nos do que temos de fazer.
Como aspeto menos positivo foi o tempo despendido na pintura, pois tinham que fazer dois desenhos e pintá-los, o que prolongou a atividades, pois alguns alunos demoraram demasiado tempo a concluir o trabalho.
No entanto os objetivos foram atingidos, tendo os alunos ficado conscientes que em qualquer atividade realizada têm  que estar atentos e que, ao anotarem os pormenores, isso permite-lhes enriquecer o seu trabalho final.
A utilização sistemática deste tipo de estratégia, vai permitir que os alunos aprendam a escutar, reter a informação e registar a informação.




1 comentário: